Foto: Renan Mattos (Diário)/
No sábado, todas as unidades de saúde de Santa Maria abrirão as portas das salas de vacina, das 8h às 17h, no Dia D de vacinação contra a poliomelite e o sarampo. Para garantir que todas as crianças tenham acesso à imunização, durante o dia, haverá passe livre no transporte coletivo urbano e interdistrital, exclusivo para os acompanhantes de crianças em idade exigida para a vacinação (1 ano a 5 anos incompletos).
Por que é importante vacinar as crianças contra sarampo e pólio
O decreto, assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom na tarde desta quinta-feira, determina que a gratuidade está assegurada, das 7h às 18h, para apenas um acompanhante da criança em idade de vacinação. No entanto, para ter direito ao passe livre, o passageiro que se enquadra no critério acima deverá, impreterivelmente, apresentar a Carteira de Vacinação do menor ao motorista ou cobrador.
Investir na rede que presta os primeiros atendimentos de saúde é prioridade, diz prefeitura
De acordo com o último boletim divulgado pelo órgão, 1.292 crianças foram imunizadas contra a pólio e 1.296 contra o sarampo na cidade até o dia 10 de agosto. Isso quer dizer que, na primeira semana, pouco mais de 10% da meta estabelecida foi atingida - em Santa Maria, a estimativa é que sejam vacinadas 12.556 crianças, e o município deve atingir, pelo menos, 95% desse número.